Quem Somos?

Somos um Cartório Oficial, concedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e estamos localizados no bairro de Santana, na Zona Norte da cidade de São Paulo-SP desde o ano de 1891, portanto há cerca de 130 anos. Desde 1988, por regra prevista na Constituição Federal brasileira, os Cartórios estão sujeitos a concurso público, de modo que quando um Oficial ou Tabelião falece ou se aposenta, o Cartório é então disponibilizado em um concurso público, muito semelhante aos concursos para os cargos de Juiz e Promotor Público.

Os Cartórios são geridos, portanto, por um administrador com vasta bagagem jurídica, avaliados por meio de um concurso público, e fiscalizados pelo Poder Judiciário. Nesse aspecto são semelhantes a uma concessão de um serviço estatal, tal como acontece com algumas rodovias e aeroportos, distribuidoras de água e esgoto, com preços tabelados por Lei e com metas contínuas de aprimoramento dos serviços prestados.

Nossa meta essencial e nosso dever é atender, você cidadão, que necessita dos nossos serviços, com o máximo de eficiência e segurança jurídica, de maneira simples e prática em todos os serviços jurídicos por nós oferecidos e obrigatórios por Lei.

Somente Cartórios concedidos pelo Poder Judiciário têm autorização e legitimidade para prestar os serviços jurídicos determinados por Leis e Regulamentos. É importante, portanto, que você saiba quais são os Cartórios Oficiais concedidos pelo Poder Judiciário e não se deixe enganar por empresas despachantes que se utilizam do nome “Cartório”, mas que na verdade são meros intermediários dos serviços oferecidos por Cartórios Oficiais e que cobram preços muitas vezes elevados para intermediar um serviço que poderia facilmente ser feito diretamente por você.

Para saber quais são os Cartórios Oficiais existentes no Estado de São Paulo, clique aqui:

Para saber quais são os Cartórios Oficiais existentes no Brasil, clique aqui: